Ufes nos Rankings
2022
-
Ranking de Universidades Empreendedoras 2021
A Ufes subiu 53 posições no Ranking de Universidades Empreendedoras 2021, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), alcançando o 25º lugar nesta edição. A sessão solene de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 8, na Câmara dos Deputados, em Brasília. As 126 universidades ranqueadas, em todas as unidades da federação, foram avaliadas nos eixos extensão, inovação, cultura empreendedora, internacionalização, capital financeiro e infraestrutura. A Ufes, que conta com 25 empresas juniores, ficou em terceiro lugar em boas práticas de capital financeiro.
Ufes sobe 53 posições em Ranking de universidades empreendedoras em 2021 (Publicado em 8 de Dezembro de 2021)
-
CGU - Controladoria-Geral da União
A Ufes está no Top 10 do ranking 2020 entre as universidades federais brasileiras em relação ao atendimento de itens de transparência ativa de informações institucionais. O diagnóstico é da Controladoria-Geral da União (CGU) e também indica que a Ufes é a sexta universidade federal que mais recebeu registros de controle e participação social no ano passado, por meio de manifestações na Ouvidoria. O levantamento demonstra percepção do público na utilização do serviço prestado.
Ufes está entre as dez melhores universidades federais em transparência de informações (Publicado em 26 de Abril de 2021)
-
Ranking Universitário Folha (RUF)
Criado em 2012, o RUF é um produto jornalístico elaborado pelo jornal Folha de São Paulo e atualizado anualmente. O objetivo é medir a qualidade das universidades e cursos superiores brasileiros com base em dados nacionais e internacionais e em pesquisas de opinião, conferindo-lhes notas de 0 a 100. O RUF é classificado como um ranking multidimensional, ou seja, envolve diferentes aspectos como ensino, pesquisa, inovação, atuação no mercado etc das instituições e cursos avaliados e produz tabelas classificatórias para cada indicador. Os indicadores utilizados no Ranking Universitário Folha (RUF) são apresentados em Nota Técnica N° 01/2019 da Seavin.
Indicadores da UFES no (RUF) 2019
Ufes sobe de posição no RUF 2023 e consolida resultados positivos em avaliações
Indicadores da Ufes no RUF 2023
RANKINGS INTERNACIONAIS
-
Times Higher Education (THE)
A Ufes subiu 15 posições no ranking de instituições de ensino superior do Times Higher Education para a América Latina, ficando em 54º lugar na edição de 2022. O Times Higher Education Latin America University Rankings lista as melhores universidades da região da América Latina e Caribe com base nos mesmos indicadores de desempenho do THE World University Rankings: ensino, pesquisa, citações, recursos vindos do setor industrial para pesquisa e perspectivas internacionais.
Ufes sobe quinze posições em ranking das universidades da América Latina
-
Ufes avança no Ranking QS América Latina e fica entre as 30 melhores do Brasil
A Ufes subiu duas posições no Ranking QS América Latina 2022, em comparação com a edição passada, e ficou em 111º lugar na região e em 29º entre as brasileiras. A classificação, divulgada nesta quarta-feira, 25, é organizada pela instituição britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em pesquisa em educação. O ranking inclui 416 instituições, sendo 95 brasileiras.
Saiba mais no link: https://www.ufes.br/conteudo/ufes-avanca-no-ranking-qs-america-latina-e-fica-entre-30-melhores-do-brasil (Publicado em 25 de Agosto de 2021)
-
Ranking de Impacto para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)
A classificação é feita pela Times Higher Education (THE), responsável por alguns dos principais rankings de instituições de ensino superior do mundo. No cômputo mundial, a Ufes se manteve entre as 200 melhores universidades. A THE classifica individualmente até a centésima universidade e, após isso, em blocos de cem países ou mais. Para saber mais, acesse: www.timeshighereducation.com
Ufes fica em segundo lugar dentre as brasileiras em ranking sobre desenvolvimento sustentável (Publicado em 22 de Abril de 2021)
-
Ranking das Universidades de Nações de Economias Emergentes da Times Higher Education (THE)
Ufes se mantem entre as 500 melhores universidades de países emergentes (Publicado em 09 de março de 2021)
-
Webometrics
O Webometrics é o ranking de universidades mais extensivo que existe atualmente, considerando-se o número de instituições e de países incluídos. Por meio de um amplo levantamento e checagem de informações, as universidades são avaliadas segundo indicadores de internet (webométricos) e de pesquisa (bibliométricos).
Ufes fica em 16º lugar no Brasil e em 32º na América Latina no ranking Webometrics (Publicado em 17 de Fevereiro de 2021)
2020
-
Times Higher Education (THE)
Trata-se de um dos principais rankings universitários do mundo, que avalia critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento como indicadores de desempenho das universidades. A Ufes passou a integrar a lista do ranking THE em setembro de 2019. Segundo dados da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), os indicadores da Ufes, quando comparados aos do ano passado, mostram uma melhora significativa nas citações, o que indica que as pesquisas feitas na Universidade alcançaram maior visibilidade, sendo mais citadas pela comunidade científica internacional.
Ufes se mantém em Ranking Internacional das melhores universidades (publicado em 3 de Setembro de 2020)
-
Times Higher Education (THE) Golden Age
Esse Ranking classifica instituições que estão nos seus chamados "anos dourados", ou seja, entre 51 e 80 anos de idade, fundadas entre 1950 (após a Segunda Guerra Mundial) e 1967. Criada em maio de 1954, a Universidade foi classificada no grupo de instituições entre a 251a e a 300a posição (a partir da 101a colocação, as universidades são classificadas em grupos de 50). Os aspectos em que a Ufes ficou mais bem avaliada foram a transferência de conhecimento para a sociedade (com 36,1% da pontuação máxima) e a internacionalização (22,4%). Além desses dois critérios, as instituições que participam do Ranking THE Golden Age são avaliadas em ensino, pesquisa e citações acadêmicas.
Ufes ingressa em ranking de universidades que têm entre 51 e 80 anos de existência (publicado em 09 de Julho de 2020)
-
Ranking de Impacto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) da Times Higher Education (THE)
O Ranking de Impacto THE é o único do mundo que indexa as instituições de ensino superior com base nos ODS da ONU para serem cumpridos até 2030 (também conhecidos como Agenda 2030). Os indicadores são calibrados para que possam ser feitas comparações abrangentes e equilibradas, com dados relativos à pesquisa, à extensão e à gestão.O trabalho de coleta, análise dos dados e envio das informações da Ufes foi desenvolvido pela Comissão de Ranking da Ufes, formada por servidores de diversos setores da Universidade, inclusive da Seavin.
Ufes está entre as líderes brasileiras no Ranking de Impacto para os ODS (publicado em 22 de Abril de 2020)
-
Ranking das Universidades de Nações de Economias Emergentes da Times Higher Education (THE)
Neste ranking, as universidades são avaliadas em critérios como ensino, pesquisa, citações, internacionalização e transferência de conhecimento para a indústria. Para poder ser incluída na classificação, a universidade precisa ter publicado pelo menos 200 artigos acadêmicos por ano nos últimos cinco anos, oferecer cursos de graduação e atuar em áreas de formação diversificadas. Segundo a THE, no ranking de países emergentes, os dados são reconfigurados para considerar as prioridades de desenvolvimento das instituições avaliadas.
Ufes se classifica entre as 500 melhores universidades de países emergentes no ranking THE (Publicado em 18 de Fevereiro de 2020)