O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.
Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.
O Enade é o exame que busca avaliar o desempenho de nossos estudantes de graduação, por curso, e verificar a impressão discente sobre a organização didático-pedagógica, o corpo docente/tutorial e a infraestrutura de nossos cursos. Participam do Enade alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados. Os concluintes fazem uma prova de formação geral e formação específica e respondem ao Questionário do Estudante (sobre a organização didático-pedagógica, o corpo docente/tutorial e a infraestrutura de seus cursos). A partir do Enade é gerado o Conceito Enade (CE), o Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para verificar tais conceitos por curso de graduação, veja os Indicadores da Ufes.
As avaliações feitas pelas comissões de avaliadores designadas pelo Inep caracterizam-se pela visita in loco aos cursos e instituições públicas e privadas e se destinam a verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica. Os avaliadores especialistas emitem parecer circunstanciado a partir de um instrumento de avaliação padronizado (clique aqui para visualizar) e atribuem um Conceito de Curso (CC) por graduação avaliada. Para verificar os conceitos de curso (CC), veja os Indicadores da Ufes.
No âmbito do Sinaes e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento. A Ufes possui autonomia para criar e autorizar o funcionamento de seus próprios cursos - logo, somente passamos pelos processos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de nossos cursos.