Seminário Avalia Ufes 2020 apresenta experiências de cursos com nota máxima no Enade 2019

A Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes realizou nesta quarta-feira, 2, um webinar com o tema A avaliação institucional e o Enade: compartilhando experiências. O evento é parte integrante do 5º Seminário Avalia Ufes 2020 – em formato totalmente virtual –, e o vídeo está disponível no canal da Ufes no YouTube (Youtube.com/UfesOficial). O foco do webinar, este ano, é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é um dos componentes de avaliação das instituições de ensino superior.

A sessão de abertura do webinar contou com a presença do reitor Paulo Vargas, do vice-reitor Roney Pignaton, e da secretária de Avaliação Institucional Leila Massaroni. Participaram da mesa redonda virtual os professores Daniela da Silva Oliveira (Nutrição-Alegre), Edilson Romais Schmidt (Agronomia-São Mateus), Ingrid Kandler (Medicina-Vitória) e Temístocles de Sousa Luz (Engenharia Mecânica-Vitória). Os quatro professores são ou estavam como coordenadores de seus cursos de graduação, por ocasião do Enade 2019, em que obtiveram nota máxima no conceito do exame.

“O planejamento da Universidade para o futuro será inadequado e distorcido da realidade se não conhecermos os nossos diferentes níveis de desempenho acadêmico e administrativo”, ressaltou o reitor Paulo Vargas. Segundo ele, a metodologia desenvolvida pela Seavin realiza análises pontuais de desempenho, pesquisas, enquetes, consultas, avaliação interna e externa, com a produção de relatórios e mapas indicadores sobre a realidade institucional. “Este trabalho é fundamental porque, a partir do conhecimento das nossas potencialidades e fragilidades, temos a base necessária para propor ações, definir metas, projetar objetivos”, acrescentou. “Podemos desenvolver estratégias inovadoras para qualificar os serviços que prestamos à sociedade”, pontuou o reitor.

O vice-reitor Roney Pignaton destacou que o webinar foi uma oportunidade para troca de experiências vivenciadas nos cursos de graduação e nos centros de ensino, buscando avançar nos processos avaliativos. “Esses processos são muito importantes porque buscamos definições de estratégias em todas as unidades acadêmicas”, ressaltou. “Outro aspecto relevante é que a avaliação institucional gere ações diretamente conectadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional, e este deve ser o foco dos processos avaliativos”, ponderou o vice-reitor.

A secretária de Avaliação Institucional, professora Leila Massaroni, destacou que a proposta do Avalia Ufes é apresentar e discutir a avaliação institucional com a comunidade universitária, buscando atender a lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). “Buscamos tornar os processos avaliativos mais conhecidos de toda comunidade universitária, buscando o aperfeiçoamento dos processos educacionais”, assinalou.

Experiências

Na mesa virtual, os professores mostraram as suas experiências e os esforços das coordenações de colegiados dos cursos na preparação dos estudantes para a prova do Enade 2019. “Mostramos o modelo de várias provas do Enade, que é diferente do que é utilizado na Universidade, para eles exercitarem, com a contribuição ativa de todo quadro docente em cada disciplina, e contando com a ajuda de monitores”, pontuou Edilson Schmidt, do curso de Agronomia do campus de São Mateus. “É um processo de mobilização e, assim, oferecemos muito material informativo sobre o Enade que apresentamos para os estudantes, incluindo prazos, estrutura da prova e toda a parte operacional do exame”, salientou Daniela Oliveira, do curso de Nutrição do campus de Alegre.

“Promovemos reuniões mensais com os estudantes antes da prova, combinando rigor, acolhimento e motivação. Foi necessário, porque eles são muito focados na própria formação e acabam não obtendo informações suficientes sobre a importância da avaliação do curso”, observou Ingrid Kandler, do curso de Medicina. “Buscamos estimular os estudantes ressaltando as potencialidades que eles têm em termos de conhecimento. No dia do exame, por exemplo, os professores foram ao local da prova para acolhê-los, e eles ficaram surpresos e felizes”, salientou Temístocles Luz, do curso de Engenharia Mecânica.

Linha do tempo

Este ano, além do webinar, o Avalia Ufes apresenta o curta-metragem Linha do tempo da avaliação institucional, que é um vídeo baseado no documento Relato Institucional, e que trata das principais ações de avaliação ocorridas na Ufes em sua trajetória, especialmente no período posterior a 2010, quando foi realizado o primeiro processo de recredenciamento institucional. O documento, transformado para o formato vídeo, está disponível no canal oficial da Ufes no Youtube (Youtube.com/UfesOficial). Também está sendo oferecido um curso sobre avaliação institucional, voltado para os servidores e professores da Ufes, e também para os membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), coordenadores, secretários e gestores da Universidade.

O curso está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Seavin (ava.seavin.ufes.br) e aborda questões como recredenciamento institucional, Enade, visitas in loco, legislação pertinente ao tema, e informações sobre o Sinaes. Aos participantes do curso é disponibilizado um certificado de conclusão de 40 horas.

Todos os coordenadores de cursos de graduação e membros de NDEs e suas equipes de apoio participam dos processos de avaliação e de autoavaliação institucional, além dos membros das comissões próprias de avaliação (CPAs) da Ufes e de cada um dos 11 centros de ensino (CPACs). A secretária Leila Massaroni explica que a avaliação institucional é um processo diagnóstico, com caráter formativo e de compromisso coletivo. A proposta, segundo ela, é desenvolver a permanente qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, considerando os princípios do Sinaes.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho