Ufes cresce nos indicadores de qualidade do ensino superior divulgados pelo MEC

O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior aponta que a Ufes obteve conceito 4 – em escala de 1 a 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021. O levantamento foi divulgado na terça-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação envolveu 2.012 instituições de ensino superior do país, entre públicas e privadas, e a Ufes alcançou a 24ª colocação entre as 68 universidades federais analisadas.

O IGC contínuo da Ufes apresenta melhora sistemática desde 2012, quando teve início a avaliação nacional de desempenho. Em comparação com o último resultado, o índice passou de 3,576 (2019) para 3,666 (2021), um crescimento de 2,5%.

“O IGC da Ufes vem apresentando evolução constante, demonstrando todo o investimento da instituição para ampliar a qualidade na formação dos nossos estudantes tanto nos cursos de graduação quanto nos de pós-graduação”, afirma a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni.

Calculado anualmente, o IGC é uma média ponderada que considera as notas contínuas dos cursos de graduação e as notas dos programas de mestrado e doutorado emitidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também considera a distribuição de estudantes nos diferentes níveis de ensino – graduação, mestrado ou doutorado. As notas dos cursos consideram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Outro instrumento avaliativo divulgado pelo Inep foi o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Pela Ufes foram avaliadas 40 graduações, entre bacharelados e licenciaturas. Dessas, 34 alcançaram o conceito 4 e seis, CPC igual a 3. Em relação à avaliação anterior, realizada em 2019, houve um crescimento de 55% na nota 4.

“Treze cursos melhoraram seu desempenho em relação ao último ciclo e alcançaram a nota 4 e nenhum curso da Ufes foi avaliado com CPC abaixo de 3. Com isso, os cursos avaliados nesse ciclo terão seu reconhecimento renovado e a qualidade de nossa Universidade é atestada”, acrescenta Massaroni.

A secretária lembra que o CPC avalia desempenho estudantil, titulação docente, organização didático-pedagógica, oportunidade de ampliação da formação e infraestrutura do curso. Graduações com conceitos maiores ou iguais a 3 são considerados de qualidade, de acordo com critérios estabelecidos pelo MEC.

Confira os cursos avaliados e suas notas:

Município Curso CPC Anterior CPC Atual
Vitória Pedagogia (Licenciatura) Matut./Not. 4 4
Vitória Química (Bacharelado) 4 4
Vitória Química (Licenciatura) 3 4

Texto: Camila Fregona, com informações da Secretaria de Avaliação Institucional da Ufes (Seavin)

Imagem: Freepik

Tabela: Seavin