Avaliação da Instituição

É a avaliação da instituição como um todo. A Avaliação das Instituições de Educação Superior, Avaliação Institucional, é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada à melhoria da qualidade da educação superior, à orientação da expansão de sua oferta, ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

É realizada de duas formas: por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), calculado a partir dos insumos das avaliações de cursos de graduação e de pós-graduação, do Enade e da titulação de nosso corpo docente; e por meio do Conceito Institucional (CI), gerado a partir de uma visita in loco de avaliadores do Ministério da Educação/Inep. Para mais informações, veja Indicadores Ufes.

Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa in loco tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das avaliações internas (Relatórios de Avaliação Institucional da CPA). O processo de avaliação institucional externa se orienta por uma visão multidimensional que busca integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

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