Enade 2022: Seavin e professores recepcionam estudantes nos locais de prova

A Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes realizou neste domingo, 27, uma ação de acolhimento aos estudantes concluintes que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022. Um total de 919 estudantes da Ufes estavam habilitados a fazer a prova, que foi aplicada das 13h30 às 17h30.
Nos locais de prova, a equipe da Seavin, com o apoio de coordenadores de cursos e professores, distribuiu canetas e água aos estudantes, bem como tirou dúvidas dos participantes sobre a prova. Os estudantes da Ufes fizeram as provas na Faculdade Multivix (alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito e Psicologia) e na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Maria Horta (alunos de Serviço Social).

O Enade é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores. Ele é um componente da avaliação que corresponde a cerca de 55% do Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma das modalidades de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estudantes concluintes devem, obrigatoriamente, fazer a prova do Enade para terem direito a colar grau.

A prova é composta por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os pontos a serem avaliados no componente específico estão disponíveis para consulta no portal do Inep.