Publicidade e Propaganda, Direito e Psicologia obtêm nota máxima no Enade

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito e Psicologia foram cursos da Ufes que receberam nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado, divulgado hoje pelo Ministério da Educação, refere-se à avaliação realizada no ano de 2018, da qual participaram 11 cursos de graduação da Universidade.

Além dos três cursos avaliados com nota máxima, as graduações em Administração (diurno e noturno), Ciências Contábeis (diurno e noturno), Desenho Industrial, Jornalismo e Serviço Social obtiveram nota 4. “Tais notas demonstram a evolução crescente e contínua da qualificação do processo de formação dos estudantes pertencentes a esses cursos”, analisa Leila Massaroni, secretária de Avaliação Institucional da Ufes.

O exame acontece a cada três anos e tem por objetivo avaliar, com notas que variam de 1 a 5, a qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. “Utilizamos como parâmetro a nota 3, considerada satisfatória. Acima disso, as notas 4 e 5 demonstram que há um maior aproveitamento por parte dos estudantes”, explica a secretária. O curso de Ciências Econômicas obteve nota 3.

As notas divulgadas hoje referem-se ao Enade e ao Indicador de Diferença de Desempenho (IDD), índice que avalia o curso tendo como base as notas obtidas pelo aluno no início (nota do Enem) e no final da graduação. Os valores obtidos nesta avaliação vão compor o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que considera a avaliação de desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo processo formativo, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. O índice CPC será divulgado entre novembro e dezembro deste ano.

Texto: Adriana Damasceno